Venâncio Mondlane anuncia recurso ao Conselho Constitucional após resultados das eleições

O candidato presidencial Venâncio Mondlane afirmou, na quinta-feira, que irá recorrer ao Conselho Constitucional após a divulgação dos resultados das eleições gerais que ocorreram a 9 de Outubro. 

Em declarações à imprensa, Mondlane revelou que a sua equipa está actualmente a trabalhar na agregação dos editais originais de votação, com o intuito de contestar os resultados preliminares.

“Neste momento estamos a realizar, a nível nacional, a agregação dos editais originais. Estamos a fazer cópias e a digitalizar todo o material, enviando-o gradualmente para Maputo. Assim que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciar os resultados nacionais, estaremos prontos para apresentar rapidamente o nosso recurso ao Conselho Constitucional”, afirmou Mondlane.

As comissões distritais e provinciais de eleições já concluíram o apuramento da votação, que, segundo as informações disponíveis, assinala uma vitória significativa para a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, e para o seu candidato presidencial, Daniel Chapo, que terá obtido mais de 60% dos votos.

Contudo, Mondlane contesta esses resultados, sustentando que possui dados das atas e editais originais que provam a sua posição.

A disputa das eleições moçambicanas tem gerado intensos debates e controvérsias, com o candidato da oposição a afirmar a necessidade de uma revisão rigorosa dos resultados, na busca por maior transparência no processo eleitoral. As próximas semanas serão decisivas para o futuro político do país e para a credibilidade das instituições eleitorais moçambicanas.